Ergonomia
Ergonomia
A Ergonomia trata-se da ciência que estuda a relação entre o Homem e o trabalho que executa, procurando desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo.Os princípios ergonómicos são aplicados em diversas atividades humanas como o trabalho, o lazer ou
o desporto. O objetivo é garantir que as pessoas tiram o máximo de proveito das atividades realizadas em condições de sua saúde e segurança. A ergonomia é fundamental na área da higiene e segurança no trabalho mas não é exclusiva desta.
No entanto, no mundo do trabalho há quatro preocupações centrais para ergonomia. Essas condições chave são: segurança, saúde, eficiência e produtividade.
A Ergonomia contribui para a higiene e segurança no trabalho porque quando aplicada permite evitar: ausências dos trabalhadores por motivos de saúde; acidentes de trabalho; necessidade de recolocação profissional devido ao desgaste físico.
Regras básicas de ergonomia na utilização de um computador
O computador é um aliado indispensável ao trabalho nos dias de hoje. No entanto o uso prolongado do mesmo pode levar a dores musculares e nos nervos. É possível trabalhar com maior conforto e segurança desde que adotemos algumas dicas:
- Mantenha uma boa postura quando usar o teclado. Use uma cadeira que tenha suporte para as costas;
- Mantenha os ombros relaxados e cotovelos junto ao corpo;
- Certifique-se que o teclado esteja ao nível dos seus cotovelos para que os braços trabalhem em posição neutra;
- É sempre bom lembrar que, a cada 2 horas, é importante fazer uma pausa de cerca de 10 minutos e, durante a mesma, levantar-se, caminhar e fazer alguma ginástica de relaxamento muscular;
- É importante trabalhar com os pés no chão. Quando a cadeira não permite que a pessoa apoie os pés no chão, a solução é adotar um apoio para os pés, que serve para relaxar a musculatura e assim melhorar a circulação sanguínea nos membros inferiores;
- No ecrã, ajuste o brilho, o contraste e o tamanho da fonte de forma que sejam confortáveis;
- Sempre que possível procure descansar a vista, olhando para objetos ou paisagens ao seu redor;
- Evite o excesso de luminosidade. Posicione o monitor distante de fontes de luz que produzem excesso de luminosidade ou use as persianas da janela para controlar os níveis de luminosidade. Lembre-se de fazer limpeza constante no ecrã, quanto mais limpo, menos esforço os seus olhos farão.
Webgrafia:
Comentários
Enviar um comentário